Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Tipos de corpo

 

Tipos de corpo

Posted by AprenderPilates in Postura e tipos de corpo


Quando começar a praticar Pilates é natural que note alterações no corpo – o simples facto de aprender a movimentar-se corretamente, e a relaxar numa boa postura, afeta i medi ala mente a sua aparência. Com o tempo, como vimos, o tónus muscular aumenta, há perda de peso, os ossos e articulações regressam ao alinhamento ideal e a postura retoma gradualmente a sua condição ereta natural No entanto, é importante ter em conta que a técnica de Pilates só o pode ajudar a tirar partido da sua fisionomia natural.

Tipos de corpo

O corpo é geralmente tipificado em função do predomínio de três cavidades – a cabeça, o tórax e o abdómen, que permitem definir três fisionomias:

• Ectomórfica

• Mesomórfica

• Endomóríica

Ectomórfico

ectomorfico

Uma pessoa ectomortica é geralmente alta, magra, e tem dedos longos e pulsos finos. Tem tendência a ser muito flexível, mas pode ler músculos quer tensos quer flácidos. Possui uma aparência jovem e um cérebro grande.

Mesomórfico

mesomorfico

Um mesomórfico tem geral mente uma aparência atlética, pernas e braços grandes, tórax largo e abdominais firmes. Tem uma boa musculatura e, geralmente, é bom na prática de desporto.

Endomórfico

endomorfico

Os endomorficos parecem mais baixos e atarracados do que os ectomórficos ou mesomórficos. Têm um pescoço grosso, uma região torácica larga e uma fisionomia redonda. Os seus movimentos são curtos e firmes.

Estas três descrições básicas dos tipos de corpo foram idealizadas pelo psicólogo norte-americano William Sheldon. A maioria de nós enquadra-se em dois destes tipos básicos, combinando diferentes aspetos de ambos. Os ectomórficos são pessoas altas e magras com uma compleição delicada e membros longos e finos Os ectomórficos possuem ombros descaídos, são ligeiramente musculados e têm problemas em ganhar peso. Os mesomórficos têm um corpo musculado e rígido e uma compleição no geral retangular. Os mesomorfos têm uma postura direita, pele grossa e facilidade em tonificar os músculos. Os endomórficos têm geralmente uma compleição redonda, músculos subdesenvolvidos e um tórax e estômago proeminentes. Têm dificuldade em perder peso.