Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Respirar e centrar o corpo

 

Respirar e centrar o corpo

Posted by AprenderPilates in Princípios para uma boa prática


Respirar corretamente e centrar o corpo são dois dos aspetos cruciais da prática de Pilates. São os alicerces de todos os exercícios. Uma respiração suave ajuda-o a conservar os níveis de energia e a mover-se mais eficazmente, ao passo que um centro físico robusto fá-lo usar o corpo de forma segura e equilibrada.

 

 

Respirar bem e robustecer o centro corporal são aspetos determinantes na prática de Pilates. Não sustenha a respiração durante os movimentos, pois causará tensão no corpo. Trabalhe o centro corporal para manter o corpo bem alinhado e bem apoiado.

Respirar

A respiração ê a essência da vida e promotora da saúde quando realizada de modo descontraído. A generalidade das pessoas respira superficialmente, para a parte superior do tórax, ou aprendeu a fazer respiração abdominal, para induzir ao relaxamento e reduzir o stress. Nenhum destes métodos respira tórios ê adequado á técnica Pilates, através da qual se tenta e retirar ao máximo partido das capacidades dos pulmões e do tórax, mantendo, ao mesmo tempo, um bom tônus muscular no abdómen para suportar bem o corpo. A melhor maneira de respirar de forma eficiente durante os exercidos de Pilates é enviar o ar para a coluna e os lados das costelas, fazendo uso total da capacidade dos pulmões e do tórax. A isto se chama respiração torácica ou lateral.

Quanto mais oxigénio inspirar para os pulmões, mais sangue rico em oxigénio ê transportado até aos músculos e órgãos, ajudando-os a trabalhar de forma eficiente, eficaz e duradoura. Na técnica Pilates, a respiração deve estar sincronizada com os movimentos. É importante que siga à letra as instruções para os exercícios, pois cada sequência foi elaborada para uma inspiração ou expiração. Isto garante um uso adequado dos grupos de músculos e reduz a tendência para suster a respiração.

Quando sustém a respiração, armazena dióxido de carbono nos pulmões. Este gás não é completamente expelido do corpo com a expiração. Pelo contrário, instala-se nos músculos, principalmente nos músculos nucleares, e enfraquece-los. Se tiver um bom ritmo respiratório ao realizar os exercícios vai conseguir um bom intercâmbio entre oxigénio e dióxido de carbono.

Por outro lado, o movimento físico da respiração lateral é uma ação mecânica que ajuda a bombear o sangue pelo corpo, o que significa que ao trabalhar os seus movimentos torácicos, está ao mesmo tempo a mover todos os fluidos peto organismo, ajudando a nutrir os tecidos do corpo.

respirar e centrar o corpo 1

Centrar o corpo

Joseph Pilates percebeu que fortalecer a região abdominal dá apoio e estabilidade a todo o corpo. Uma região abdominal firme atua como um centro de estabilidade na zona central do corpo e ajuda-o a estabilizar lodos os seus movimentos e a apoiar a coluna. Esta estabilidade central é fornecida por um grande músculo profundo e liso, o transversus abdomius. Uma das melhores formas de dar apoio a zona central do corpo é empurrar os músculos abdominais suavemente para trás, aproximando o umbigo à coluna.

Isto ajuda, também, a proteger e a apoiar a parte inferior da coluna. Ao mesmo tempo, aumenta o tônus do diafragma pélvico, puxando-o ligeiramente para cima. Manter esta ligeira tensão muscular ao expirar cria estabilidade na zona central do corpo. No entanto, não use muita tensão dos músculos abdominais para aproximar o umbigo da coluna, ou para erguer o diafragma pélvico.

Uma boa medida para a quantidade de tensão muscular que deve criar é não ir além de metade do ponto que considera rígido, e relaxar um pouco abaixo desse ponto Não esforce o corpo para além dos seus limites. Pode usar um lenço à volta das costelas inferiores pata aprender a arte da respiração lateral, para instruções mais pormenorizadas sobre isto. Pode levar algumas semanas de prática até conseguir fazê-lo corretamente.

Na técnica de Pilates, insone para a coluna e para os lados das costelas. Isto ‘aí com que uma grande quantidade de oxigénio entre no seu corpo, melhorando o funcionamento dos músculos e órgãos miemos. Ao manter uma boa tensão na região abdominal contrai o transversus abdominais, o principal músculo que estabiliza o centro do corpo. Assim, estabiliza todos os movimentos e apoia a coluna.

respirar e centrar o corpo2