Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Quem somos

 

O Aprender Pilates é um portal informativo que pretende dar a conhecer a técnica de Pilates, bem como todos os benefícios da sua prática.

No Aprender Pilates poderá adquirir um conhecimento mais aprofundado desta técnica que em muito beneficia a saúde dos seus praticantes ou quem pretende iniciar.

 

A Técnica de Pilates é uma via moderada mas poderosa de trabalhar a sua capacidade natural para a saúde, força, flexibilidade e resistência. Desenvolvido no início do século XX, este conjunto de exercícios único, cada vez mais popular, pode ajudá-lo a ganhar movimentos subtis e força, bem como a melhorar a sua postura e bem-estar geral. 

 

Como surgiu a Técnica de Pilates?

A técnica de Pilates consiste num conjunto de exercícios, para tonificar os músculos do corpo, com movimentos suaves e fluidos que permitem uma postura correta e robusta, o controlo da respiração e a concentração mental. O método foi desenvolvido por Joseph H. Pilates no início do século XX. De origem alemã, Pilates passou a infância doente, o que o levou a melhorar a saúde e a musculatura com exercício físico. Em 1912 mudou-se para Inglaterra, onde tirou partido da sua boa forma e resistência físicas tornando-se pugilista. Quando eclodiu a Primeira Grande Guerra, Pilates foi encarcerado em Lancaster por ser alemão. Dedicou o tempo a ensinar técnicas de aptidão física e levou-o a criar um equipamento para ginástica, a que chamou “Reformador Universal”. Feito com molas de uma cama de hospital, visava ajudar doentes acamados a exercitarem o corpo. Pilates percebeu que os doentes com lesões na coluna recuperavam mais depressa com este equipamento, circunstância que o levou a conceber exercícios com fins terapêuticos o resto da vida.

movimento pilates 1

 

 

Mente e corpo

Finda a guerra, Pilates mudou-se para os EUA e abriu um ginásio em Nova Iorque. As suas aulas eram populares entre bailarinos, pela ênfase dada aos movimentos fluídos e à concentração mental. Pilates desenvolvia a sua técnica, estudando várias modalidades desportivas, o ioga e o mundo animal, para compreender melhor o funcionamento do corpo humano. Após a sua morte, os alunos continuaram a desenvolver a técnica, embora não exista “uma” maneira exclusiva de ensiná-la. Todo o modo, onde quer que seja ensinada, o objetivo principal continua a ser a interação mente-corpo.

movimento pilates

 

Quem pode praticar esta modalidade?

Praticamente toda a gente, independentemente da idade, pode exercitar-se fisicamente com a técnica Pilates. Os exercícios são ligeiros pelo que o corpo dificilmente fica sob esforço. Existem, assim, poucos riscos de lesões durante e após as sessões. Os movimentos de Pilates alteram o organismo, ativando a circulação e a tonificação muscular.

Portanto, dado que incita à prática lenta de exercício e, ao ritmo pessoal de cada um, a técnica Pilates destina-se como já referido a quase toda as pessoas. A maioria das pessoas começa com exercícios simples e, conforme a aptidão e capacidades físicas evolui para técnicas mais avançadas. Faça por aplicar a técnica Pilates nas atividades do dia-a-dia e noutras formas de exercício. Os exercícios deste livro são relativamente simples e constituem uma introdução à técnica Pilates para pessoas com boa condição de saúde e que não sofram de lesões. Praticados correta e regularmente, estes exercícios podem ajudá-lo, de diversas formas, a melhorar o seu bem-estar físico e mental. Por exemplo, se escreve ou passa muitas horas ao computador ou a conduzir, os músculos têm tendência a ficar flácidos, o que, por sua vez, causa má postura. Estes exercícios ajudam-no a tonificar os músculos e os tecidos, contribuindo para um melhor alinhamento e estabilidade do corpo.

 

Como iniciar?

Comece por poucos exercícios de cada vez, para assimilar a técnica Pilates lenta e metodicamente. Procure não realizar muitos exercícios por sessão, pois cansado terá menos concentração e eficiência. Se conseguir pratique Pilates duas a três vezes por semana. Comece por 10 minutos de manhã e 10 minutos à tarde, e, à medida que for progredindo, aumente a duração da sessão gradualmente.

Pode iniciar a prática de Pilates em qualquer fase da vida. Comece com exercícios ligeiros e aumente a duração das sessões gradualmente. A concentração mental permite uma melhor perceção das sensações do corpo e, consequentemente, uma prática mais segura dos exercícios físicos.

movimento pilates 3

 

 

Vantagens da Técnica Pilates

 

  • Melhor flexibilidade

A prática de Pilates ajuda-o a ganhar flexibilidade, potenciando o alcance dos movimentos e a capacidade de amortecimento do seu corpo. Os movimentos tornam-se mais fluidos com o tempo, pelo que se vai mover com menos esforço e mais graciosidade.

 

  • Aumento da força

Irá ganhar força à medida que consolidar a estabilidade dos músculos e das articulações e, aprender a mover e a usar o corpo de forma mais eficaz.

 

  • Aumento do tónus muscular

Os alongamentos de Pilates melhoram o tónus muscular. Logo, mesmo a dormir, terá melhor sustentação e controlo sobre o corpo. Uma boa tonificação muscular dá ao corpo uma sólidade estrutura de sustentação. O Pilates evita, também o crescimento muscular exagerado.

 

  • Melhora a circulação sanguínea 

A coordenação de movimentos lentos com a respiração melhora a circulação venosa em certas zonas do corpo. Existem exercícios de Pilates específicos para estimular a irrigação sanguínea nestas zonas do corpo. Uma boa circulação venosa melhora a saúde em geral.

 

  • Respiração mais eficiente

Um dos objetivos fundamentais da técnica Pilates é afinar a respiração. Ao respirar bem, aumenta a quantidade de oxigénio no organismo e elimina massas de dióxido de carbono dos músculos.

 

  • Maior fornecimento de oxigénio ao sangue e aos sistemas do corpo

Quando respira bem, o oxigénio é transportado de modo mais eficiente pelo sistema circulatório a todos os órgãos do corpo. Consequentemente, os músculos trabalham com mais eficácia e, a longo prazo, tornam-se mais resistentes e saudáveis.

 

  • Redução do stress

A técnica de Pilates reduz o stress. A tensão muscular excessiva aumenta o stress, enquanto os alongamentos com a respiração proporcionam um maior relaxamento.

 

  • Melhora a digestão

O estômago e os intestinos são músculos. A técnica de Pilates ajuda a tonificar e a relaxar os músculos, para que atinjam níveis saudáveis. Isto estimula os processos digestivos que ocorrem dentro deles. Além do mais, como a técnica de Pilates reduz o stress, a produção de ácidos gástricos é menor, reduzindo o risco menor de úlceras e outros problemas gástricos.

 

  • Pele mais limpa

À medida que a circulação se torna mais eficiente, o corpo fica mais apto a limpar as toxinas da pele. Como tal, a prática de Pilates contribui para uma pele sedosa.

 

  • Cintura fina, ventre liso e nádegas e coxas mais tonificadas

Os movimentos regulares e controlados da técnica de Pilates trabalham os músculos de forma lenta e cuidadosa, melhorando o tónus muscular. Músculos mais eficientes queimam gordura mais rapidamente, sobretudo na zona da cintura e das ancas.

 

  • Estimula o sistema imunitário

Um corpo mais forte e relaxado tem um sistema imunitário robusto, porque a linfa (o fluido que transporta os glóbulos brancos do sangue) usa os movimentos musculares para bombear mais glóbulos pelo organismo. Uma circulação saudável exponencia este efeito.