Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Postura Vertical 2

 

Postura Vertical 2

Posted by AprenderPilates in Exercícios relaxar o torax.


Quando começar a concentrar-se na parte superior do corpo, é natural sentir as partes inferiores desalinhadas. A medida que avançar para cima, percorra as partes que centrou anteriormente e volte a alinhá-las. Quanto mais vezes fizer este exercício, mais fácil ele se tornará. Tente praticá-lo sempre que estiver à espera de alguém ou em pé numa fila.

 

Parede do estômago

Concentre-se no abdómen. Contraia o mais possível os músculos abdominais, depois descontraia-os. Tente encontrar um ponto mediano de tensão entre a contração total e o relaxamento, pois este ponto vai ajudâ-lo a desenvolver um bom tônus muscular abdominal.

Depois, equilibre o seu peso balouçando-se suavemente para frente e para trás, para esquerda e para direita e em círculos, até os abdominais encontrarem um ponto mediano de tensão. Permaneça assim durante cinco respirações.

Costas

A parte inferior da coluna é a zona mais vulnerável das costas Para libertá-la de tensão, concentre-se em relaxar a zona entre as nádegas e as omoplatas. Empurre lentamente o cóccix para dentro e, simultaneamente, erga suavemente os ombros. Sentira a tensão percorrer toda a coluna.

Manter um bom tónus muscular na região abdominal irá ajudá-lo a proteger a parte inferior da coluna. Dá ao corpo a estabilidade central de que ele precisa para manter uma boa postura durante os movimentos.

Quando a tensão se intensificar, pare e retome a posição original. Agora, realize a sequência oposta. Empurre as omoplatas para trás e para baixo, e, simultaneamente, levante o cóccix. Mais uma vez, assim que a tensão começar a intensificar-se, pare e retome lentamente a posição inicial. Realize suave e lentamente estes dois movimentos, até encontrar o ponto mínimo de tensão Permaneça nesta posição durante cinco respirações profundas.

postura vertical 1

Tórax

Mau tónus torácico pode causar má postura e uma respiração insuficiente. Encontrar o ponto intermédio entre a respiração profunda e a respiração superficial, e conseguir relaxar nele, ê o que se pretende neste exercício. Faça algumas respirações superficiais e outras profundas, respirando para a parte posterior e lateral das costelas Permita à sua respiração encontrar um ponto mediano de profundidade, e inspire e expire cinco vezes. Concentre-se nos pés e percorra todo o corpo, mantendo sempre urna postura relaxada. Respire cinco e relaxe.

postura vertical 2

Ombros

Empurre suavemente os ombros para trás e para cima, com o máximo de firmeza possível mas sem estorço. Depois, baixe os ombros e empurre-os para a frente. Mais uma vez, encontre o ponto intermédio, deixe-se relaxar nele, e inspire e expire cinco vezes. Respire mais cinco vezes e relaxe

Braços

Deixe pender os braços junto ao corpo. Levante-os e baixe-os suavemente, depois balance-os lentamente para a frente e para trás, até encontrar o ponto central de relaxamento. Respire cinco vezes e relaxe.

Milhões de pessoas sofrem de dores lombares e cerca de 80 % destes problemas são musculares. A pratica regular de Pilates ajuda-o a treinar os músculos da coluna a alcançar um estado de relaxamento ideal, bem como a mover se melhor, e a reduzir m riscos de lesões.

postura vertical 3

Pescoço

Para encontrar uma posição de relaxamento para o pescoço, incline-o para a frente e para trás, depois olhe para o lado ar direito e para o esquerdo. Podes, também virar a cabeça para a esquerda e para a direita. Faça os movimentos calmamente até encontrar o ponto médio de libertação da tensão. Respire  cinco vezes, depois concentre-se nos pés e percorra o corpo para garantir que toda a sua postura se encontra descontraída.

Resumo

Esta é uma técnica de Pilates simples, para encontrar o «controlo» numa posição vertical e que pode praticar em qualquer ocasião. Os procedimentos para libertar a tensão demoram algum tempo e pra-
tica a dominar Todo o modo, irá experimentar uma sensação de leveza como se o seu corpo se estivesse a elevar em vez de se afundar.