Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Postura e tipos de corpo

 
Postura e tipos de corpo

A postura é o ponto de partida do movimento. Quando a sua postura está sob esforço, os movimentos tornam-se ineficientes originando cansaço, astenia e dores nos músculos e nas articulações. É por esta razão que em todos os exercícios de Pilates começa por adotar uma boa postura e a relaxar nela, e a razão por que precisa de aprender a ter uma boa postura no dia-a-dia.

A postura é a maneira como nos erguemos, sentamos ou deitamos. Devemos ser capazes de relaxar em qualquer postura e simultaneamente conservar um bom tônus muscular. Se desalinha a sua postura quando relaxa, isto é sinal de que precisa de trabalhar a estabilidade do corpo, praticando, por exemplo, exercícios de Pilates.

Boa postura
Pode aferir a sua postura de pé com muita facilidade examinando o seu corpo frente a um espelho. São sinais de uma boa postura:
• Lóbulos das orelhas ao mesmo nível
• Ombros ao mesmo nível
• Distância idêntica entre orelhas e ombros
• Distância idêntica entre braços e o corpo
• Ancas ao mesmo nível
• Rótula esquerda e direita ao mesmo nível
• Pantorrilhas de forma e contorno idênticos
• Peitos dos pés idênticos

#img src=’http://aprenderpilates.com/wp-content/uploads/2013/09/postura-ideal.jpg’ /##

Relaxe. Se sentir tensão no pescoço, coluna, ancas ou pernas, é porque a sua postura está sob esforço.

Postura desalinhada
É de perfil que uma postura desalinhada permite definir seis grandes deformações. São elas:
• Lordose cervcal
• Cifose torácica
• Coluna torácica direita
• Lordose lombar
• Hiperlordose
• Visceroptose

É bastante comum algumas posturas serem afetadas por várias deformações.

Lordose cervical
Nesta postura, a coluna cervical, no pescoço, desloca-se demasiado para trás e as vértebras demasiado para a frente À medida que a zona posterior da cabeça e a zona superior das costas se vão aproximando, o queixo desvia-se para a frente. Os músculos posteriores do pescoço tornam-se mais pequenos, e os músculos anteriores distendem-se e ficam tensos. Simultaneamente, as vértebras deslocam-se para a frente, esticando e enfraquecendo os ligamentos na parte dianteira da coluna vertebral. As articulações na parte posterior da coluna comprimem-se, aumentando o desgaste. Em consequência da lordose cervical pode desenvolver-se artrite e outras formas de ‘ inflamação nas articulações, bem como dores e rigidez no pescoço.

Cifose torácica
Na postura com cifose, a zona superior das costas dá a impressão de que o corpo está inclinado para a frente. A medida que esta inclinação se acentua, os músculos posteriores da coluna esticam-se e enfraquecem, e os músculos dianteiros ficam mais pequenos e enfraquecem. Com esta pressão, as vértebras distorcem, o esterno descai e o tórax comprime-se. Consequentemente, os pulmões e o coração diminuem a sua eficiência. Esta pressão vai alterando gradualmente a fisionomia das vértebras, que ganha uma forma de cunha, em vez de manter a forma em bloco natural Os intestinos e estômago também se comprimem, podendo causar problemas de digestão.



Tipos de corpo

Posted by AprenderPilates in Postura e tipos de corpo

Quando começar a praticar Pilates é natural que note alterações no corpo – o simples facto de aprender a movimentar-se corretamente, e a relaxar numa boa postura, afeta i medi ala mente a sua aparência. Com o tempo, como vimos, o tónus muscular aumenta, há…

Desalinhamentos na postura

Posted by AprenderPilates in Postura e tipos de corpo

Estes são os desalinhamentos mais comuns na postura. Convém perceber o estado da sua postura, para que durante os exercícios centre a sua atenção nas zonas mais preocupantes. Pode optar por exercícios que trabalhem o realinhamento de zonas afetadas pela sua postura.     Raras…