Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Posição pélvica neutra

 

Posição pélvica neutra

Posted by AprenderPilates in Exercícios


Objetivo: Encontrar uma posição de repouso mais relaxada e neutra possível para as ancas e para a coluna. Estes exercícios vão ajudá-lo a encontrar um ponto de relaxamento profundo para as ancas e para a pélvis, o que levará o corpo a assumir o seu alinhamento natural com o mínimo de pressão sobre as articulações. Após encontrar a posição pélvica neutra, pratique-a em todos os exercícios.

 

Apetrechos: Toalha dobrada ou pequena almofada para colocar sob a cabeça.

Precauções

Se sentir dor ao alongar a parte inferior da coluna e ao contrair os músculos abdominais, pare imediatamente. Aconselhe-se com um médico antes de repetir o exercido.

1-       Deite-se de costas e disponha a cabeça sobre uma almofada pata que o pescoço fique relaxado e direito. Flita os joelhos e assente bem os pés no chão, de modo a que fiquem ligeiramente afastados e paralelos um ao outro. Encoste o mais possível a parte inferior da coluna ao chão e contraia ligeiramente os músculos abdominais. Sinta a tensão intensificar-se, depois relaxe.

posicao pelvica neutra 1

2-       Realize a sequência oposta, arqueando suavemente a coluna para cima, mas só ate onde sentir conforto Sinta a tensão intensificar-se, depois relaxe. Agora, tente encontrar o ponto mediano de relaxamento entre estas duas posições opostas.

posicao pelvica neutra 2

3-       Contraia a anca direita, aproximando-a da parte inferior direita das costelas. Relaxe a anca. Depois, contrata a anca  esquerda, aproximando-a da parte inferior esquerda das costelas. Relaxe a anca, lente encontrar o ponto de relaxamento mediano entre os lados direito e esquerdo da pélvis.

posicao pelvica neutra 3

4-       Trabalhe estes movimentos até encontrar uma posição pélvica relaxada – a zona neutra entre os quatro movimentos. Esta posição pélvica vai permitir-lhe realizar os exercícios deste livro com mais conforto e facilidade. Irá também ajudá-lo a trabalhar e a melhorar a sua postura em geral, e a reconhecer a importância da zona central do corpo para a estabilidade, a flexibilidade e a força.