Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Posição de relaxamento, respiração e estabilidade

 

Posição de relaxamento, respiração e estabilidade

Posted by AprenderPilates in Exercícios


Objetivo: Combinar posição de relaxamento, respiração estabilidade para desenvolver uma boa base para os restantes exercícios e para a postura em geral. Manter o controlo sobre o tronco ao respirar ajuda a melhorar a estabilidade central do corpo, um dos fatores-chave da técnica Pilates.

Apetrechos: Toalha dobrada ou almofada para colocar sob a cabeça.

1- Comece na Posição de Relaxamento, garantindo uma ver mais que o pescoço fica numa posição confortável. Coloque as mãos sobre o abdómen, com os dedos juntos, a apontai ligeiramente para baixo e a repousar perto ou junto do osso púbico. Certifique-se de que a petos e as ancas se encontram relaxadas na posição neutra.

posicao relaxamento 1

2- Respire umas quantas vezes controladas e profundamente, mantendo uma boa postura relaxada. Depois, deslize as mãos até à parte inferior das costelas. Respire profundamente para o lado posterior e lateral das costelas, de modo a sentir o tórax expandir para os lados e para baixo.

posicao relaxamento 2

Precauções

  • Os movimentos iniciais devem ser curtos, para não esforçar demasiado o corpo;
  • Pode sentir ou ouvir estalos na parte inferior ou central da coluna.

É normal acontecer pelo que, a menos que sinta dor não precisa de interromper o exercício.

posicao relaxamento 3

3- Ao expirar, erga os músculos do diafragma pélvico e empurre lentamente para dentro os músculos abdominais inferiores. Mantenha a pélvicos numa posição neutra, inspire e relaxe. Repita 7-10 vezes. Quando dominar esta técnica, tente inspirar e expirar conservando a pélvis na posição neutra, o tónus do diafragma pélvico e contraindo os músculos abdominais inferiores.