Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Posição de relaxamento e respiração

 

Posição de relaxamento e respiração

Posted by AprenderPilates in Exercícios respiracao toracica lateral.


43. Posição de relaxamento e respiração

Objetivo: Associar a respiração torácica ou lateral e a posição de relaxamento. Este exercício permite-lhe praticar deitado a respiração lateral. Colocar as mãos na parte inferior do tórax ajuda-o a direcionar convenientemente a sua respiração. Quando souber fazer a respiração lateral, pode praticar este exercício por longos períodos de tempo.

Precauções

  • Se sentir a coluna ficar rija ou sentir dor na posição de relaxamento, aproxime lentamente os joelhos do tórax e vire-se para o lado, de modo a sair em segurança da posição;
  • Não respire muito depressa ou profundamente quando começar a praticar este exercício;
  • Se ficar tonto ao praticar a respiração, respire normalmente, mas permaneça na posição de relaxamento pelo menos um minuto, antes de se virar para o lado e levantar-se.

1- Deite-se na Posição de Relaxamento apoiando a cabeça numa almofada ou numa toalha dobrada, Certifique-se de que o pescoço se encontra relaxado e confortável e alinhado com a coluna – se for caso disso, ajuste a altura das toalhas até encontrar a posição adequada ao seu pescoço. Pouse as mãos sobre o terço inferior do tórax. Respire profunda e suavemente para a parte posterior e lateral das costelas, de modo a senti-las a expandir lentamente na direção das mãos e do chão. Depois, expire lenta e controladamente, de modo a sentir as costelas a contrairem-se sob as suas mãos; relaxe-as para baixo. Repita 7-10 vezes, mantendo uma boa posição pélvica neutra.

posicao relaxamento e respiraçao 1