Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Iniciação aos exercícios

 

Iniciação aos exercícios

Posted by AprenderPilates in Exercícios


De inicio, é preferível fazer muitas sessões curtas de Pilates do que sessões longas mas ocasionais. Isto ajuda-o a ganhar força e a compreender gradualmente a técnica de Pilates. Se possível, tente arranjar tempo para praticar Pilates todos os dias, nem que seja por apenas uns minutos.

iniciaçao aos exercicios 1

A natureza lenia das técnicas de Pilates e a ênfase nos movimentos controlados e naturais vão ajudá-lo a proteger o seu corpo. Contudo, antes de começar, leia todas as precauções de segurança.

Introdução

Os exercícios que se seguem pretendem ser uma introdução, técnica Pilates e não um substituto de aulas com um professor experiente. Leia atentamente iodos os exercícios antes de os praticar. Repita-os umas quantas vezes.

Concentre-se para encontrar o nível de conforto e descobrir e respeitar os limites físicos do seu corpo. Seja paciente. Apesar de estes exercícios poderem parecer muito ligeiros, baseiam-se nas noções originais de anatomia e fisiologia de Joseph Pilates, pelo que, certamente, surtirão efeitos extraordinários no seu corpo.

iniciaçao aos exercicios 2

 Exercícios

Objetivos:

Cada exercício tem uma introdução com um breve resumo sobre o seu propósito. Estes objetivos não são para ser atingidos imediatamente, mas com uma prática lenta, diligente e suave. Lembre-se de que somos todos diferentes, e de que deve encontrar o seu ritmo próprio. A única forma de fazê-lo è sendo paciente e estando em sintonia com o seu corpo.

Apetrechos:

Não precisa de equipamentos especiais para realizar os exercícios de Pilates inclusos neste livro. Apoiar a cabeça numa pequena almofada quando estiver deitado no chão, ajudá-lo-á a manter o alinhamento correio do pescoço. Além disso, pode e achar confortável colocar uma almofada ou toalha dobrada sob qualquer parte do corpo que fique em contato com ir uma superfície dura. Para certos exercícios, irá precisar de uma ai cadeira ou de um lenço.

Sequências:

Os exercícios deste livro são apresentados passo-a-passo para que possa perceber exatamente qual o objetivo de casa sequência. No entanto, tenha presente que cada exercício não consiste numa série de etapas, mas num movimento fluido e descontraído que se inicia com uma inspiração profunda e só termina com o retomar à posição inicial.

iniciacao aos exercicios 3

Precauções:

Antes de iniciar a prática dos exercícios é importante ler as precauções de segurança para cada um deles. Deste modo, aperceber-se-á de quaisquer situações que possam causar-lhe problemas, ou de quaisquer outros aspetos importantes de segurança. Naturalmente, não se conseguem antecipar todas as potenciais situações de perigo ou de desconforto. Deve consultar um médico se tiver alguma pergunta sobre a sua saúde ou sobre a adequação destes exercícios ao seu caso particular. Se tiver dúvidas, é extraordinariamente importante que se aconselhe com um médico, seja ele osteopata, fisioterapeuta ou de outra especialidade.

Quando começar a praticar Pilates, não realize muitos exercícios de cada vez. Certas técnicas parecem muito fáceis, contudo atuam a um nível profundo nos músculos do corpo.