Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Encurvamento das vértebras

 

Encurvamento das vértebras

Posted by AprenderPilates in Exercícios


Objetivo: Melhorar o movimento de cada uma das vértebras e reduzir a tensão nos músculos da coluna. Quando as articulações da coluna vertebral estão rígidas, a última articulação vertebral suporta grande parte do peso do movimento. Isso pode causar estiramento dos ligamentos e dores nas costas.

1- Adote a Posição Vertical relaxada, encoste-se a uma parede sólida e afaste os pés o suficiente para que as pernas fiquem paralelas à parede. Afaste os pés à largura das ancas, apontados para a frente e paralelos um ao outro, e mantenha os joelhos relaxados. Tente encostar os ombros à parede – não esforce demasiado os ombros, aproxime-os o que conseguir à parede.

encurvamento vertebras 1

2- Respire para a pane posterior e inferior das costelas. Expire, contraia os músculos abdominais
interiores e os músculos do diafragma pélvico. Simultaneamente, empurre o queixo na direção da garganta. Deixe os braços pender descontraidamente quando se curvar para a frente. Continue a expirar e a curvar vértebra a vértebra para baixo, deixando as mãos pender na direção do chão.

encurvamento vertebras 2

3- Baixe-se a uma altura com a qual se sinta confortável e em que consiga controlar o corpo. Inspire, comece a endireitar se lentamente e com cuidado, mantendo o tónus abdominal e pélvico. Quando regressar à posição vertical, recupere durante uns segundos o sentido de orientação. Repila 7-10 vezes.

encurvamento vertebras 3

Precauções

  • Não realize esta flexão apressadamente – curve-se e endireite-se de forma lenta e suave;
  • Quando experimentar este exercício é natural que se sinta tonto. Se esta sensação se mantiver quando se endireitar na vertical, vá medir a sua tensão arterial: pode estar muito alta ou bacia;
  • Se sentir formigueiro ou dormência no rosto, nos braços ou nos pés, consulte um médico;
  • Se sentir ou ouvir estalidos quando se curvar, trata-se apenas, muito provavelmente, da libertação da tensão nas articulações. No entanto, se sentir dor, consulte um médico.

encurvamento das vertebras 4