Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Coordenação de movimentos

 

Coordenação de movimentos

Posted by AprenderPilates in Princípios para uma boa prática coordenaçao de movimentos.


Movimentos ligeiros e coordenados são cruciais na técnica de Pilates. Movimentos precipitados significam perda de concentração, tornando propícia a ocorrência de lesões físicas ou distensões musculares. Movimentar-se lenta e suavemente ajuda-o a respeitar o corpo e a usá-lo para atingir o seu potencial. Além disso, o organismo torna-se mais eficiente e eficaz.

Treinar a coordenação de movimentos irá ajudá-lo a realizar os exercícios de Pilates com segurança e eficácia. Quanto mais incorporar movimentos ligeiros nos seus exercícios, mais automáticos eles se tornarão. Com o tempo, estará a usar o corpo de maneira mais saudável e relaxada ao longo do dia.

Movimentos ligeiros

Já viu algum documentário sobre a vida selvagem que reproduzisse em câmara lenta as zebras, os tigres e outros animais a correr? O que nos chama logo a atenção è a fluidez dos movimentos. Os animais, ao contrário da maioria dos seres humanos, movem-se relaxadamente, razão pela qual as suas ações são tão eficientes e graciosas. Quando se move a partir de um ponto de tensão, a ação é menos eficiente peto que usa mais energia e cansa-se mais depressa, podendo, inclusive, desalinhar o corpo.

Levamos tempo a aprender uma forma mais gentil e graciosa de nos movermos. Esta é uma das razões por que os exercidos de Pilates são realizados lentamente, dando ao corpo tempo para assimilar o movimento, e a razão por que surtem efeito a médio prazo e não imediatamente. A generalidade das pessoas anda permanentemente sob tensão. Detenha-se no modo como as pessoas andam na rua ou no trabalho, e repare como a maioria dos seus movimentos são atabalhoados. Usar movimentos tensos e atabalhoados implica um gasto maior de energia, o que, por sua vez, aumenta o esforço de órgãos como o coração, o fígado e os rins. Os movimentos suaves reduzem o esforço dos órgãos internos, ajudando-os a funcionar de acordo com o melhor das suas capacidades.

Assim, praticar Pilates ajuda a fortalecer a relação entre os órgãos internos e o sistema muscular. Se fizer movimentos fluidos ao longo da vida, tem menos propensão para se lesionar ou esforçar o corpo, isto é válido não apenas para atividades físicas e modalidades desportivas como o ténis, o futebol ou o golfe, mas, também, para atividades quotidianas, como baixar-se para apanhar coisas do chão. a jardinagem ou a condução. Para praticar e exercitar movimentos fluidos, tente relaxar o corpo antes e enquanto se move, libertando a tensão física, e concentre-se em manter um bom sentido de equilíbrio.

Teme incorporar os movimentos ligeiros e fluidos de Pilates nas suas atividades diárias – ao sentar-se, pôr-se de pé. e nos próprios exercícios físicos.

coordenaçao movimentos 1

Coordenação

Os movimentos suaves dependem de uma boa coordenação de todos músculos e articulações. Alguns exercícios de Pilates, como «Braçada para trás» e «Braços Leves e Pernas Fortes» coordenam especificamente certos movimentos que o ajudam a desenvolver esta capacidade natural Ma técnica Pilates, os movimentos devem estar também coordenados com a respiração. Pode parecer á partida difícil – um pouco como aprender novos passos de dança, mas ajuda bastante manter a concentração. De início, a sua atenção focar-se-á em cada movimento e na respiração, depois, gradualmente, a sequência começará a fluir de modo natural até a coordenação se tornar automática.

Se exercitar regularmente a coordenação de movimentos, com o tempo, ela tomar-se-á fácil, pelo que acabará por aplicá-la nas suas atividades diárias.

coordenacao de movimentos 2

coordenação de movimentos 3