Aprenda Exercicios de Pilates para Iniciantes

Alinhamento e resistência

 

Alinhamento e resistência

Posted by AprenderPilates in Princípios para uma boa prática


18. Alinhamento e respiração

Fazer com que o corpo volte a ter um alinhamento correto pode ser um processo moroso. A maioria das pessoas, assim que começa a praticar a técnica Pilates, dá por alterações subtis no modo como sustenta o corpo. Apoiar o corpo de forma capaz e respirar bem dá-lhe a resistência necessária para aguentar uma posição durante mais tempo. Todos os exercícios de Pilates procuram melhorar o alinhamento do corpo, todavia é importante ir só até onde o seu corpo se sentir confortável.

Se o obrigar a ultrapassar este ponto de conforto, ele ficará desalinhado.

Alinhamento

Quando incorpora os elementos básicos da técnica Pilates nos seus exercícios, incentiva o corpo a encontrar o seu alinhamento natural e a ter uma melhor postura em todas as posições, sejam elas de pé, sentado ou deitado. Quando os seus músculos começarem a equilibrar-se, as articulações sofrerão menos desgaste, e os órgãos internos funcionarão melhor.

Os seus músculos e articulações começarão a funcionar mais eficazmente, pelo que haverá menos desgaste sobre as articulações. Automaticamente, com um alinhamento coreto, move-se com menos resistência e, portanto, com menos esforço para o coração e os pulmões. Além disso, um bom alinhamento reduz o risco de lesões nos ligamentos e articulações durante atividades atléticas e desportivas.

alinhamento e resistencia

Resistência

Dada a natureza lenta com que a técnica Pilates exercita o coração ou o sistema cardiovascular, a resistência ou energia ganha-se sobretudo pela respiração profunda e não tanto pela função cardíaca. A maioria dos professores de Pilates sugere exercícios anaeróbicos e/ou aeróbico – a corrida, o ténis ou a caminhada, por·exemplo – como complemento aos exercidos de Pilates.

Alinhamento Natural

À medida que respirar melhor, conseguirá fazer um intercâmbio mais eficiente entre dióxido de carbono e oxigénio nos músculos, cansando-se menos. Isto ajuda-o a ter mais resistência para aguentar as posturas, e, portanto, um apoio sólido para começar e realizar todos os movimentos. Todos os princípios das boas práticas de Pilates incentivarão o corpo a retomar naturalmente o seu alinhamento correio.